O estudo de tendências a cada final/início de ano tem uma importância fundamental para todos os nichos de mercado: sabendo o que está acontecendo (ou por vir), você antecede demandas frente à concorrência, adquire uma imagem inovadora (para seu público externo e interno), e assim dá um grande passo para alavancar a produtividade (e lucratividade) do seu negócio. Aqui traremos um compilado das quatro mais citadas tendências estratégicas para 2022 no mundo do TI, tanto em portais e canais do segmento, como em institutos e consultorias de pesquisa.
Cibersegurança
2021 foi o ano de grandes incidentes cibernéticos, quando empresas e órgãos governamentais foram hackeados, amedrontando equipes e não somente consumidores, mas cidadãos em geral. Tivemos, por exemplo, só no Brasil, ataques cibercriminosos contra Lojas Renner e ConectaSUS (Ministério da Saúde) com dados roubados e sequestrados. Isso demonstra o quanto a priorização de investimentos na Segurança de Dados precisa ser levada em consideração em todos os âmbitos.
Além disso, desde Agosto de 2021 iniciaram as fiscalizações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados com base na LGPD, lei criada em 2018 e que tratamos mais sobre no post anterior aqui do Blog da Bem: LGPD: sua empresa está adequada?. Multas podem chegar até R$50 milhões, portanto é imprescindível buscar meios de cumprir à risca a lei. Com isso, as empresas estão investindo mais em TI, gerando melhorias inclusive em outros departamentos, pela necessidade de organização e digitalização dos dados.
Porém, devido à pandemia, o local de trabalho se tornou mais flexível, com muitas empresas adotando o home office ou o formato híbrido, o que, consequentemente, vulnerabiliza mais as políticas de segurança da informação das corporações.
Expansão no uso de IA
Talvez algumas pessoas ainda não tenham se dado conta do quanto a Inteligência Artificial já está presente no nosso dia a dia, com automação nos nossos ambientes domésticos, nos sistemas que utilizamos nas empresas, até em nossos veículos automotores.
A evolução no uso da IA para 2022 estará na IA generativa, que são métodos de Machine Learning (“aprendizado de máquina”). O que isso significa? É quando a máquina aprende sobre os conteúdos ou objetos a partir dos seus dados, e assim os usam para gerar conteúdos novos e originais. Segundo a consultoria Gartner, hoje a IA generativa é responsável por menos de 1% de todos os dados produzidos, mas a previsão é que esse número chegue a 10% em 2025. Esses métodos podem ser utilizados em uma infinidade de atividades, assim como criação de códigos de softwares, facilitação no desenvolvimento, marketing direcionado, entre outros.
Naturalmente isso será responsável pelo aumento do uso de IA nas corporações, como forma para lidar com o aumento exponencial no volume de informações e dados.
Hiperautomação
Esse conceito já está presente nas listagens de tendências de TI há alguns anos, porém, pelo seu rápido crescimento, e com o impulsionamento da digitalização dos negócios à toque de caixa pela pandemia, os sistemas passaram a identificar, controlar e automatizar vários de processos de forma mais ágil, juntando ML (Multiple Machine Learning), softwares específicos e ferramentas de automação.
Já convivemos com as diversas vantagens que a automação trouxe, como redução de custos e de falhas, e consequente aumento da eficiência operacional. Para 2022, o avanço se dá na automatização do maior número possível de processos, com foco na experiência do cliente no consumo de serviços e produtos.
A hiperautomação tem como prioridades melhorar a qualidade do trabalho e da entrega, acelerar processos e tornar a tomada de decisões ainda mais ágil.
Cloud Computing
A substituição dos modelos on-premise pela cloud computing seguirá forte em 2022, uma vez que a economia em infraestrutura de TI (por volta de 25%) ficou evidente pelas empresas após a adoção da nuvem. Além disso, o novo modelo permite uma escalabilidade de ambiente mais flexível, conforme a necessidade do seu negócio, mesmo que emergencial.
Além disso, esse será o ano do início da consolidação do cloud backup, que traz a possibilidade do armazenamento virtual (fora do ambiente da empresa), também com flexibilidade de escala, para complementar as soluções de backup físico. Dessa forma, as informações ficam armazenados em ciberespaço e reduz os riscos de perda de dados por problemas à revelia nos data centers, como desastres naturais, incêndios etc.
A cloud computing também facilita o trabalho remoto dos colaboradores, o que é essencial atualmente.
Última, mas não menos importante tendência do mercado
Para tudo isso se concretizar realmente, há uma última tendência do mercado de TI que precisa ser “solucionada” o quanto antes: a escassez de profissionais na área. A área de TI, como um todo, é uma grande oportunidade de carreira, por toda a configuração global (independente do ramo de atuação das empresas), necessidades de implementações, cibersegurança, big data e ampliação do trabalho remoto. Segundo a Gartner, a falta de talentos no mercado é uma das barreiras mais frequentemente citadas para o desafio de adoção da maioria dessas tendências tecnológicas. Consequentemente por ser um setor com alta demanda e grandes perspectivas de futuro, sua remuneração disparou em crescente nos últimos tempos.