Inovação é o DNA da TI e por isso o mundo da tecnologia precisa focar no futuro constantemente. Para tanto, as pesquisas de mercado são grandes aliadas desse ramo. A Gartner é uma empresa com 50 anos de atuação em pesquisas, consultorias e prospecções, e tem o objetivo de criar conhecimento para a tomada de decisões de seus milhares de clientes em diversos países.
Descubra aqui algumas das tendências estratégicas de TI traçadas pela Gartner para 2021 e os próximos anos.
Nuvem Distribuída
O desafio aqui é trazer novas utilidades para a computação em nuvem, substituindo servidores privados, e tirando dos provedores a responsabilidade da operação e governança. Dessa forma teremos um ambiente mais ágil e consequente redução de custos e requisitos para armazenamento de dados. A previsão é que em até cinco anos a maior parte das plataformas que oferecem serviços em nuvem passem a fornecer serviços distribuídos.
Computação para Maior Privacidade
Com o início do vigor da LGPD no Brasil e constantes preocupações com riscos à privacidade e compliance em todo o mundo, a previsão é que 50% das empresas implementarão, até 2025, soluções relacionadas ao fortalecimento da segurança no processamento de dados. O desafio dessa tendência é aumentar a proteção na monetização de dados, transferência dos mesmos e análises de fraudes.
TX: A Evolução da Experiência Múltipla
Há um tempo falamos na era da “multi experiência” ou “experiência multifacetada”: a forma de interação das pessoas nas diversas esferas sociais, em que a inteligência artificial (AI) nos ajuda a tomar decisões e automatizar processos. O exemplo mais claro disso hoje em dia é a Amazon GO, loja onde o cliente entra, pega os produtos que vai comprar, sai e recebe a cobrança no seu cartão de crédito – uma experiência múltipla com zero interfaces, viabilizada através do uso do app da marca, reconhecimento de perfil, sensores nos itens e dispositivos com múltiplas vias de acesso.
A evolução disso é o TX (Total Experience): uma estratégia complexa que soma tudo isso acima com User Experience (UX), Customer Experience (CX) e Employee Experience (EX). Dessa forma, as empresas que conseguirem oferecer essa experiência altissimamente satisfatória ao usuário, superará a concorrência em métricas de satisfação nos próximos três anos.