O que já foi tendência poucos anos atrás, hoje é fator básico de sobrevivência no segmento da distribuição: inteligência de dados e automação. E depois de um ano de pandemia, sabemos que esses dois pontos não são mais diferenciais. Sabemos também que cada empresa adota tendências de mercado (e/ou as adequa) conforme sua estratégia de negócio, porte e objetivos de sucesso.
Uma das tendências destacadas para o segmento de distribuição para o ano de 2021 é a automação, mas não apenas em um setor específico, mas sim para todo o processo empresarial: do armazenamento à venda. E isso é possível através de soluções empresariais de gestão, que melhora o cotidiano dos vendedores, deixando seus processos mais ágeis e inteligentes, oferecendo ao cliente o que ele realmente precisa, e de forma customizada às suas necessidades. Automatizar todo o processo da empresa até a venda traz benefícios financeiros, com redução de custos em métodos ainda manuais, como estoque e produtos, através de inteligência artificial em sensores para contagem de produtos.
As tecnologias de big data também são outra tendência, pela possibilidade de tornar sua equipe de vendas mais objetiva: com a inteligência de dados é possível identificar clientes e prospecções potenciais de forma mais lógica e assertiva, trazendo assim mais lucratividade para a empresa.
O uso de soluções empresariais de gestão também é recomendado para mais uma tendência do mercado de distribuição, mais focado na parte da logística: monitoramento do status da entrega, acompanhamento e planejamento da entrega por parte do cliente, além do planejamento e controle das rotas dos vendedores, reduzindo custos operacionais (economia de combustível e tempo). O planejamento de rotas de entrega também possibilitam otimizar as entregas e prazos, assim como manutenção preventiva de veículos, reduzindo alguns custos operacionais (de veículos parados ou consertos mais contundentes).
Outra questão, bastante em voga no ano de 2020, foi a questão de estoque, pela insegurança nas vendas desse período. A inconstância da demanda fez com que distribuidores adotassem o planejamento logístico com inteligência de dados, evitando assim a escassez de produtos ou a estoque sem giro nas empresas. Soluções com manutenção de dados atualizados para monitoramento de frequência de compra, ranking de itens com maior e menor giro, além do faturamento por diferentes regiões atendidas, são tendência que facilitam a gestão da sua empresa de distribuição, e a diferencia no mercado frente aos concorrentes.
Em resumo, dados são o grande diferencial para 2021 – e sua utilização desde a criação de estratégias até a tomada de decisão é crucial. Distribuidores precisam oferecer customização de atendimento e venda aos seus clientes, conforme seus perfis. Dessa forma, sua empresa irá potencializar as vendas e alcançar os resultados. E a Bem Informática oferece soluções especialmente desenvolvidas para o segmento de Distribuição. Entre em contato e vamos analisar qual melhor sistema para gerenciar seu negócio.