Oracle Application Express, mais conhecido como APEX, é uma plataforma de desenvolvimento de software da web com uso de baixo código (low code) executado no banco de dados Oracle. Ele permite a criação de aplicativos corporativos, escaláveis e seguros rapidamente na plataforma, em até 38x menos tempo de desenvolvimento.

No último mês o GUOB, Grupo de Usuários Oracle Brasil, realizou uma “mesa redonda” online com profissionais que atuam no mercado de Oracle APEX para fornecer diversas visões e debater sobre o resultado da Pesquisa sobre uso do Oracle APEX no Brasil.

Transmitida ao vivo pelo canal do grupo no Youtube, o encontro compartilhou diversas informações relevantes e atuais sobre o mercado de programação brasileiro em APEX. A Bem esteve presente no evento através do nosso colega Paulo Künzel, um dos convidados participantes, e aqui no Blog da Bem vamos expor alguns tópicos citados:

* Concentração geográfica: os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram destaque no uso da plataforma. O primeiro certamente é devido à concentração populacional e de grandes corporações. Já o RS acredita-se que tenha grande relevância devido à existência de muitas empresas que trabalham com banco Oracle e profissionais programadores PL/SQL.

* Uso corporativo: a maioria das empresas que utilizam APEX no seu dia a dia é do setor privado, seguidas do setor público (o qual, se já utilizam banco Oracle, facilita sua aplicação devido ao baixo custo e redução de burocracias). Chamou a atenção também um percentual representativo de entidades sem fins lucrativos utilizando o ambiente.

* Uso pessoal: foi levantado também o curioso número de 26% dos respondentes eu utilizam APEX para questões pessoais, como sistemas próprios de orçamento famílias e compras de casa. O interessante disso é que se trata de uma boa forma de testar e praticar a plataforma sem riscos para, posteriormente, o programador poder entregar mais experiência ao empregador.

* Distribuição comercial: 38% utilizam o APEX como SaaS (Software as a Service) – ou seja, a disponibilização de softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço – o que desmitifica o uso exclusivamente interno nas corporações.

* Start from scratch: há um número significativo de aplicações APEX sendo utilizadas nas empresas, mesmo que sejam micro-apps com o objetivo de facilitar a gestão corporativa. E o que o resultado da pesquisa trouxe como um input atrativo é que a maioria desses sistemas estão sendo desenvolvidos do zero na plataforma, e não apenas migrações de Oracle Forms.

A mesa redonda trazendo esses números e diversas outras informações do mercado Oracle no Brasil está disponível nesse link.

Em resumo, justamente por o Oracle APEX ser uma ferramenta muito produtiva, pois permite criar sistemas com grande capacidade e alto desempenho de forma rápida e sem exigir muita demanda de funcionários, reduz os investimentos internos nas empresas. A Bem Informática é um Oracle Partner especialista em APEX – portanto, se você precisa de sistemas ágeis de gestão para sua empresa, moduláveis, com alta capacidade e prazo reduzido, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta