Que a digitalização das suas vendas no corporativo (B2B) é uma realidade (ou uma urgência em realizar) já é algo assimilado pelos grandes atacadistas e distribuidores do mercado brasileiro, em diversos segmentos – muito já dissertamos sobre isso em artigos anteriores do Blog da Bem, como O crescimento do mercado de autopeças: a digitalização só vem somar! e Expansão da Indústria Farmacêutica através da digitalização do B2B.

A FIS Global, fintech de tecnologias financeiras, recentemente divulgou o relatório The Global Payments Report 2022 no qual prevê o crescimento de 95% no comércio eletrônico do Brasil até 2025 – serão US$79 bilhões em transações.

Caso sua empresa B2B ainda não tenha seu e-commerce, agilize esse ponto do seu planejamento estratégico aliando-se a parceiros com expertise no mercado digital corporativo, como a Bem Informática – que entende as imensas diferenças entre uma loja virtual de B2C e B2B e já tem ferramentas e modulações personalizáveis e de fácil customização para as especificidades da sua empresa.

O passo além é a inclusão da AI (Inteligência Artificial) para automatizar processos do comércio digital sem a mediação humana. E, não, isso não é coisa do futuro: é a atualidade já agindo a favor do seu faturamento. O machine learning (da tradução literal “aprendizado de máquina”) já é muito utilizado por grandes corporações, inclusive B2B, para potencializar vendas através do conhecimento sobre aquele cliente (análise dos dados dele, pesquisas realizadas, páginas navegadas, produtos visitados, últimas compras etc.) e com isso sugerir outros itens durante o momento da compra ou através de CRM posterior, para compras periódicas, via e-mails com lembretes ou promoções exclusivas, o que propicia o up selling e o cross seling.

Por mais que no varejo, particularmente, não acreditamos que os consumidores entendam que é uma Inteligência Artificial que está recomendando produtos para compra, eles acreditam nas sugestões e gostam dessa ajuda para sua decisão de compra. Uma pesquisa da Ilumeo diz que 80% das compras online costumam aceitar a recomendação que o e-commerce oferece ao consumidor, e 50% inclusive acreditam que são sugestões personalizadas exclusivamente a ele. Já no B2b, observa-se o aumento em 5% na conversão de empresas que utilizam o machine learning no seu e-commerce (dados do primeiro trimestre de 2021).

A cada dia uma nova tendência surge com o intuito de melhorar a experiência do cliente e potencializar vendas, assim como versamos sobre o Metaverso recentemente aqui no Blog – porém já é realidade tanto a digitalização das vendas B2B como o uso da Inteligência Artificial nos e-commerces. Muito além de um diferencial mercadológico, é atender da melhor forma e com as melhores ferramentas o seu cliente, para então fidelizar o mesmo.

Deixe uma resposta