EAN, GTIN-13 ou EAN-13 significa Número de Artigo Europeu e é o formato internacional do tipo de código de barras usado para identificar produtos exclusivos no ponto de venda. Semelhante ao códigos UPC, os códigos EANs são uma série de números ajustados a um gráfico de barras; na verdade, os dois tipos de códigos de barras são quase idênticos. Mas não exatamente.

Ao contrário dos códigos UPC, que têm 12 dígitos, os códigos EAN têm 13 dígitos. Os primeiros 3 dígitos são o “Código do País”, também conhecido como: Prefixo GS1 e indicam a Organização Membro GS1 onde o fabricante registrou os códigos de barras. Isso está um tanto relacionado à região em que o fabricante opera. Os dígitos após o prefixo “código do país” são o número exclusivo que é emitido para cada empresa. O código EAN fecha com o último dígito, o Dígito de Verificação, que é usado para garantir que um código de barras foi lido corretamente.
Caso você esteja vendendo online para o cliente final, você não precisa obrigatóriamente incluir o código EAN em sua etiqueta . Vários marketplaces pedem que você inclua o código EAN nos detalhes do produto ao listar. Uma vez que não está sendo fisicamente “escaneado” em uma loja tradicional, não precisará estar no produto real quando entregue. Se você estiver optando por vender em um varejista tradicional, precisará certificar-se de que suas etiquetas exibam claramente seu código de barras.