A consultoria Gartner, no intuito de avaliar as tecnologias utilizadas pelos líderes de vendas, trouxe dados sobre o significativo impacto no faturamento em 2021 no uso de venda guiada por algoritmo.

Segundo essa pesquisa, aproximadamente 51% das organizações já implantaram ou pretendem implantar a venda guiada por algoritmos nos próximos cinco anos. Além disso, a consultoria revelou que 80% das interações entre fornecedor e comprador B2B serão digitais em 2025.

Mas, afinal, o que é venda guiada por algoritmo? Trata-se da utilização da tecnologia da inteligência artificial somados aos dados de vendas dos clientes para criar orientações e padrões para as negociações do corpo de vendas. É a automatização de ações manuais de vendas que, até então utilizava apenas o raciocínio e julgamento individual do vendedor envolvido, mas agora é potencializada através dos recursos de dados, informação e tecnologia.

Os algoritmos não entram em jogo para descartar equipe de vendas, de forma alguma! Mas sim para traçar estratégias de aumento na capacidade de venda, apontando clientes potenciais, gerenciar processos de compras e facilitar a geração de cotações, assim como ampliar a carteira de possíveis prospecções.

Dessa forma, oferecemos uma experiência de compra no B2B diferenciada, aprofundada nas necessidades do cliente, com interações customizadas no seu perfil específico. A transformação digital no B2B trouxe essa evolução para a venda corporativa, resultando não apenas em conversões, mas também em relacionamento mais envolvente entre as empresas.

E como é possível implementar a venda guiada por algoritmos na minha empresa? O ponto crucial aqui é a qualidade dos dados que utilizaremos. É primordial adotar uma higiene de dados rígida antes de lançar a venda guiada – dessa forma teremos recomendações precisas para o time de vendas.

Depois disso, é necessário empoderar equipe de vendas para a utilização desses dados através de uma orientação inteligente e em tempo real, potencializando seus relacionamentos com seus clientes para conquistar mais negócios. Uma melhora contínua no processo e na atualização dos dados também é requerida, para dinamizar o processo de vendas B2B, agregando valor na interação com os clientes, uma vez que as indicações do sistema estarão sempre focadas nas necessidades deles, e estar atento às tendências e exigências do mercado de forma ágil.

Essa ferramenta permite o fortalecimento da relação entre fornecedor e empresa, facilitando o dia a dia do comprador, incrementando as vendas do time comercial, e aumentando o faturamento corporativo. Para isso, conte com um parceiro de sistemas de gestão empresarial que possa fornecer essa inteligência de dados, através de softwares integrados ao seu sistema ERP e e-commerce. A Bem Informática é o parceiro ideal para a evolução digital do seu negócio – entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta