Toda e qualquer pessoa, quando precisa de uma informação sobre um assunto ou empresa, o primeiro passo realizado é pesquisar no Google (ou outros buscadores de pesquisa). E sabemos que não é naturalmente que seu site ou e-commerce aparecerá como resposta entre os primeiros resultados da busca. Há sim os anúncios pagos na pesquisa, através da compra de palavras-chave (o chamado SEM, Search Engine Marketing), em que um selo de “Anúncio” aparece antes do título do mesmo. Porém é possível trabalhar essa presença otimizada na busca através de outra estratégia de marketing digital, o SEO (Seach Engine Optimization), com o qual é possível, sem investimento de verba de mídia, fazer com que sua página esteja entre os primeiros resultados do ranking no Google, aliando sua presença online ao inbound marketing (conteúdo) para ampliar sua conversão (vendas).

Porém, pensar na estratégia de palavras-chave para o B2B é bastante diferente do varejo, pois o cliente corporativo (comprador, buyer) já conhece os produtos ou serviços com detalhes. Sua busca será por informações mais profundas e específicas, saber dados sobre você e seus fornecedores, histórico com outros clientes. Com base nisso, para a sua estratégia SEO, é preciso entender mais a fundo o seu cliente, seu perfil de compra e todo esse conhecimento que ele já possui sobre seu segmento de venda.

É importante que seu e-commerce não seja apenas uma loja virtual, mas que também apresente informações completas sobre sua empresa, história, benefícios oferecidos, depoimento de clientes, perguntas frequentes e detalhamento sobre segmentos e setores do mercado com o qual atua. Já na sua loja virtual, descrições potentes sobre seus produtos ou serviços de forma a convencer o cliente de que você é a melhor opção do mercado – vídeos explicativos ou tutoriais assim como imagens com infográficos costumam ser ainda mais valorizados pelo Google na pontuação do ranking. E sempre dê uma conferida em como sua concorrência está atuando nisso e procure se diferenciar.

Outro ponto que aumenta sua credibilidade no ranking de busca é demonstrar autoridade sobre diversos assuntos relacionados ao seu negócio, através de um blog hospedado no mesmo domínio do e-commerce, com conteúdos (artigos) frequentes e relevantes em diversos temas que tenham proximidade com o negócio e área de atuação, com o intuito de informar seu cliente sobre novidades e tendências do mercado. Leia mais sobre Inbound Marketing nos recentes artigos do Blog da Bem (E-commerce não deve ser só venda. Aposte no conteúdo! e Conhece o Inbound Marketing? Gere valor para seu e-commerce B2B através dessa estratégia).

Inicie sua estratégia de SEO com palavras-chave conhecidas como “cauda longa”, que são mais genéricas e menos concorridas, como “tendências do TI para 2022”, “boas práticas para um e-commerce B2B”, por exemplo. Ferramentas que podem auxiliar na definição das keywords são a Semrush e o próprio planejador do Google Ads.

Tenha destaque nos resultados de busca seguindo essas sugestões acima e, quando possível, invista alguma verba em Search Engine Marketing para otimizar ainda mais seu site no ranking e, assim, ampliar o tráfego no seu e-commerce B2B (e consequentes vendas).

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