Por mais que a relação corporativa do B2B possa parecer totalmente impessoal e apenas comercial, o marketing de conteúdo traz a proximidade em uma experiência personalizada, amigável e transforma a jornada do cliente mais atrativa.

Além da questão de relacionamento com o cliente, o marketing de conteúdo também gera tráfego ao seu e-commerce B2B, confiança e, consequentemente, conversões! Manter seu cliente informado sobre produtos, mercado tendências faz com que ele esteja mais seguro no momento da negociação e compra – e você fornecer essas informações mostra o seu interesse pela saudabilidade do negócio dele.

Existem diversas formas de aproximar seu cliente corporativo com conteúdos relevantes. Tenha um blog no seu e-commerce e o alimente com frequência com posts relacionados a assuntos de interesse dos seus clientes potenciais, como novidades do segmento de mercado, tendências, informações de congressos e feiras que acontecerão voltados ao negócio, pesquisas e demais assuntos. Pense que, através de SEO On Page, seu blog poderá receber visitantes novos que não são clientes, porém poderão ser tornar em um breve futuro. Relacione esses conteúdos com os seus serviços, produtos e diferenciais, adicionando links do texto com URLs internas do seu e-commerce – assim você aumenta o reconhecimento da sua marca se tornando autoridade no assunto.

Divulgue esses conteúdos do seu blog através de posts nas suas redes sociais e demais canais (LinkedIn, Instagram, Facebook, Pinterest, Youtube etc). Não use exatamente o mesmo criativo (card ou vídeo) e headline (texto escrito do post) para todas as redes – entenda que cada plataforma tem formatos diferentes de “conversação” com o usuário, além de perfil de personas distintos. Assim como a imagem é muito importante no Instagram, no LinkedIn o texto não deve ser tão coloquial como pode ser no Facebook, por exemplo.

Utilize sua base de dados para disparar email-marketing divulgando seus novos conteúdos do blog. Aposte na segmentação do seu mailing conforme os assuntos do seu blog para não ser apenas mais um email na caixa de entrada do seu cliente e chame a atenção com um título atrativo e que gere curiosidade. Não entregue todo o assunto diretamente nesse material: faça o receptor ficar interessado a clicar, entrar no site, e só então ter acesso ao conteúdo integralmente (gerando tráfego).

Recentemente, em pesquisa realizada pela Nação Digital, empresários do B2B do Brasil revelaram as estratégias de marketing que trouxeram mais resultados para o seu negócio. Veja como o marketing de conteúdo é importantíssimo: 50% passaram a usar tráfego orgânico através de SEO, e 22% disseram que a mudança que mais trouxe resultados foi o fortalecimento do branding através de conteúdos personalizados ao seu cliente.

Gerar conteúdo é gerar tráfego – é gerar venda! Invista nisso!

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