O Inbound Marketing nada mais é que o marketing de conteúdo. Seja através de blogs, redes sociais, e-books, infográficos, vídeos, entre outros, o fundamental é que sejam criados conteúdos relevantes que tirem dúvidas, tragam novidades e comparativos, apresentem tendências – em resumo: informação de qualidade. A régua do marketing de atração tem como característica principal envolver o seu cliente via uma conversa de assuntos que o interesse, isto é, ajudá-lo a tomar boas decisões, agregar valor nas suas pesquisas de mercado sobre produtos e serviços, sem necessariamente ter o objetivo de venda nesse momento.

O Inbound Marketing para lojas virtuais passou a se chamar Inbound Commerce, e esse conteúdo, não tem como propósito a conversão em si, mas participa da jornada de compra: a partir da atração dos visitantes aos seus canais de contato, convertê-los em leads, e então cultivar relacionamento com a sua marca. Esses são potenciais compradores no processo no funil de conversão, uma vez que você o ajudou a ter maiores informações sobre tendências, mercado e lançamentos.

E justamente por isso que o Inbound Commerce é essencial para o B2B, mercado no qual sabemos que o processo de compra é mais longo e analisado. E uma vez que o comprador corporativo encontra o seu conteúdo e gosta da segurança das informações que você está fornecendo, o seu e-commerce evolui de uma fonte de pesquisa para um canal de compra. Trazer informações ricas e confiáveis para o seu cliente é um diferencial frente à concorrência.

Portanto, invista na produção editorial para os seus canais de contato: blog no site, redes sociais, LinkedIn e demais plataformas. É importante que o comprador veja sua presença ativa e com mensagens adequadas em cada local. Efetive o cadastro desse cliente, através de landing pages ou pop-ups, oferecendo contrapartidas pertinentes a esse público, como o acesso em primeira mão aos próximos conteúdos, lançamento de e-books, descontos em primeira compra etc. Essas informações de contato (leads) serão insumo para suas estratégias que estão além das vendas.

Com uma base de leads, é preciso manter o relacionamento através da nutrição desse mailing. Uma forma de realizar isso é através de e-mail marketing, e partir para a segmentação dessa base, identificando interesses e realizar conversas personalizadas para cada cluster: tráfego em determinadas linhas, abandono de carrinho, canais de aquisição e assim por diante. Ferramentas para automação de marketing para e-commerce estão disponíveis de forma acessível no mercado.

Manter o relacionamento após a venda também é crucial: garante fidelização e seu cliente se mantém engajado, transformando-se em um promotor do seu negócio e criando oportunidades de maior geração de receita e leads.

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