De acordo com o Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o mercado B2B tem valor 6x maior que o mercado B2C. Há aqui uma gigante oportunidade de negócios e soluções para melhorar rentabilidade e otimizar vendas desse setor.

O e-commerce para clientes corporativos é uma tendência a ser explorada. Se sua empresa é atacadista ou distribuidora, precisa considerar o e-commerce B2B como uma solução para otimizar seus negócios. Um site de vendas corporativas é um diferencial no seu negócio B2B, que une entendimento de regras do mercado, processos e pontos cruciais com potencial para adquirir novos clientes e impulsionar sua venda.

O mercado tem forçado as empresas a serem mais ágeis e se adaptarem de forma imprevisível devido a diversas questões: crescente número de players, consumidores mais rigorosos, aprimoramento tecnológico e hábitos de consumo mais exigentes. O consumidor do B2B é diferenciado, e devemos oferecer essa plataforma de vendas de forma totalmente personalizada ao negócio, proporcionando uma experiência customizada, ter praticidade para pedidos de grandes volumes, construindo uma relação corporativa de longo prazo.

Alguns dos atributos diferenciais para um e-commerce de B2B são:

1. Acessos restritos conforme cluster de clientes: o B2B é um grande oceano em relação aos diferentes perfis de clientes, várias áreas envolvidas dentro de um mesmo cliente, e variados métodos de abordagem para cada uma dessas áreas. As plataformas de venda online devem oferecer experiências personalizadas para cada usuário. Oferecer locais do site acessíveis apenas a clientes é uma forma fácil e interessante de dar uma jornada diferenciada a esse público em especial.

2. Cadastros separados em caso de clientes que sejam B2B e também B2C: para melhor gerenciar seu cliente que atua em ambos os negócios, realize a separação do registro de conta desses dois grupos. Assim você poderá segmentá-lo de forma eficiente e, nunca esqueça: colete sempre todas as informações adequadas de seus clientes B2B. Com mais dados na mão, melhor será sua compreensão sobre perfil e comportamento dele e poderá determinar estratégicas corretamente.

3. Customização de clientes: exerça etapas do processo de compra customizadas criando grupos de clientes baseados em volume de pedidos, período de relacionamento na casa, intenções, características dos produtos comprados. Ofereça precificação, cotação, frete e benefícios adicionais diferenciados conforme esse ranking de potencial.

4. Processo de pagamento: diferentes métodos de pagamento para os diferentes grupos de clientes. Na hora de finalizar a compra, o cliente também pode ter uma experiência diferenciada conforme seu potencial de relacionamento, como descrito no item acima.

5. Pedidos em volume: os pedidos de compra em B2B geralmente são realizados em grande quantidades e alta frequência. A plataforma do e-commerce deve fornecer esses volumes sem qualquer dificuldade, além de oferecer possibilidade de pedidos com muitos SKUs através de upload de formulários ou arquivos CVS, sendo esses lidos automaticamente pelo sistema.

6. Foco na jornada do cliente: clientes B2B desejam uma experiência individualizada de compra. A plataforma de compra online precisa oferecer uma jornada amigável e intuitiva, com personalização de opções, ser responsivo e ter um suporte dedicado aos usuários.

A Bem Informática desenvolve site de venda para o mercado B2B completamente alinhado com sistema BackOffice que facilita o gerenciamento da sua empresa junto aos seus fornecedores, estoque, promoções e personalização de promoções para cada perfil de cliente. Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer para diferenciar o seu negócio.

Deixe uma resposta